quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A MATRIZ

Postado por Thábata
Minha querida tia Estela foi me ajudar a achar O vestido e ela teve a brilhante idéia de colocar em matriz as vantagens e características dos vestidos e pontuar as mesmas, isso mesmo nós pontuamos os vestidos e isso vale para qualquer item do casamento.

O conceito vem da engenharia, e podemos entender melhor com essa explicação do site Ebah onde o Marcos Vinicius explica o que é uma matriz:
 "Nesta situação, a decisão sobre a alternativa a ser escolhida torna-se difícil, a não ser que uma solução seja melhor que as demais de acordo com todos os critérios. Mas nem sempre isto ocorre.
Por exemplo, consideremos que em um determinado projeto tenhamos 3 alternativas e que estamos considerando 4 critérios de projeto. Como um primeiro passo, podemos estabelecer uma ordem de preferência entre as soluções segundo cada um dos critérios. Admita-se que ao efetuar a nossa avaliação relativa, tenhamos concluído que a alternativa A é superior às outras segundo os critérios 1 e 2, enquanto as alternativas B e C são, respectivamente, as melhores de acordo com os critérios 3 e 4. Será que podemos, então, selecionar a alternativa A como a melhor, porque ela leva vantagem em relação às demais em 2 critérios, e detalhar o projeto a partir dela? Será que não estamos fazendo uma escolha precipitada? Afinal de contas, pode ser que a alternativa A seja apenas ligeiramente melhor que as alternativas B e C segundo os critérios 1 e 2, e muito pior que elas de acordo com os outros critérios. Percebe-se assim que a escolha não é tão fácil. Certamente teríamos uma melhor condição de decisão se pudéssemos quantificar a nossa preferência em relação às alternativas para cada critério de avaliação. Mas existe um outro ponto a ser considerado. Será que todos os critérios têm a mesma importância? Ou será que um deles é preponderante? Quando um critério é predominante pode-se selecionar a alternativa que é melhor segundo este critério desde que ela seja meramente aceitável de acordo com os demais.
Os comentários acima conduzem a examinar um procedimento de avaliação que, ao levar em consideração um projeto com múltiplos critérios a serem satisfeitos, atribua pesos aos critérios, segundo a sua importância relativa, e notas às soluções para cada um dos critérios."
No caso dos vestido nós dividimos em leveza, caimento, etc e pontuamos de forma a ter um parâmetro para decidir além claro do fator custo benefício, mas o critério de desempate sempre era o preço cobrado.

Nós outros itens da festa essa matriz também pode ajudar pois dá para comparar os produtos de forma mais justa além de pesar somente o preço, que na maioria das vezes é crucial sim mas nem sempre será um fator de qualidade ou falta dela.

A matriz me ajudou com o vestido e tem me ajudado com outras itens.

Vale a pena tentar!!!

0 comentários:

 

Tensão Pré Casamento Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting